Sejam bem vindos à Igreja Nossa Senhora da Esperança

A Igreja Nossa Senhora da Esperança, pertence à Paróquia Bom Jesus de Cangaíba, está localizada na Rua Brita, 250 Vila Londrina

Liturgia


1069. Originariamente, a palavra «liturgia» significa «obra pública», «serviço por parte dele em favor do povo». Na tradição cristã, quer dizer que o povo de Deus toma parte na «obra de Deus» (4). Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção.
1070. No Novo Testamento, a palavra «liturgia» é empregada para designar, não somente a celebração do culto divino mas também o anúncio do Evangelho (6) e a caridade em acto (7). Em todas estas situações, trata-se do serviço de Deus e dos homens. Na celebração litúrgica, a Igreja é serva, à imagem do seu Senhor, o único « Liturgo» (8), participando no seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e real (serviço da caridade):
«Com razão se considera a liturgia como o exercício da função sacerdotal de Jesus Cristo. Nela, mediante sinais sensíveis e no modo próprio de cada qual, significa-se e realiza-se a santificação dos homens e é exercido o culto público integral pelo corpo Místico de Jesus Cristo, isto é, pela cabeça e pelos membros. Portanto, qualquer celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo Sacerdote e do seu corpo que é a Igreja, é acção sagrada por excelência e nenhuma outra acção da Igreja a iguala em eficácia com o mesmo título e no mesmo grau» (9).
A LITURGIA COMO FONTE DE VIDA
1071. Obra de Cristo, a Liturgia é também uma acção da sua Igreja. Ela realiza e manifesta a Igreja como sinal visível da comunhão de Deus e dos homens por Cristo; empenha os fiéis na vida nova da comunidade, e implica uma participação «consciente, activa e frutuosa» de todos (10).
1072. «A liturgia não esgota toda a acção da Igreja» (11). Deve ser precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão, e só então pode produzir os seus frutos na vida dos fiéis: a vida nova segundo o Espírito, o empenhamento na missão da Igreja e o serviço da sua unidade.
ORAÇÃO E LITURGIA
1073. A liturgia é também participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no «grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4), em seu Filho bem-amado. É a mesma «maravilha de Deus» que é vivida e interiorizada por toda a oração, «em todo o tempo, no Espírito» (Ef 6, 18).




Tempo liturgico

O ANO LITÚRGICO

A liturgia Católica segue um ritmo anual, durante o qual todo o mistério da vida de Jesus e de nossa Redenção aparece diante de nós, em cada missa, em cada festa, alimentando nossas almas com os textos extraídos das Sagradas Escrituras, trazendo a cada ano um aspecto novo do mesmo mistério, aprofundando assim nosso conhecimento e nossa fé.
O Ano Litúrgico não coincide com o Ano Civil, isto é, não começa no mesmo dia; enquanto o Ano Civil começa em 1º de janeiro, o Ano Litúrgico inicia-se quatro domingos antes do Natal, respectivamente no 1º Domingo do Advento.
A Liturgia celebra o Mistério da Encarnação e o Mistério da Redenção. Que está dividido em duas partes:
Ciclo do Natal – corresponde ao Mistério da EncarnaçãoCiclo da Páscoa – corresponde ao Mistério da Redenção
O centro do Ciclo do Natal é a festa do Natal
O centro do Ciclo da Páscoa é a festa da Páscoa.
Primeira parte do Tempo Comum
Inicia-se após o Batismo do Senhor e vai até a terça-feira anterior à Quarta-Feira de Cinzas. É um tempo destinado ao acolhimento do Reino de Deus pregado por Jesus. O início do tempo comum acontecerá na segunda-feira, 11de janeiro após o Batismo de Jesus e o término da comemoração ocorrerá na véspera da quarta-feira de cinzas, ou seja, em 16 de fevereiro. A espiritualidade visa à esperança e escuta da palavra e o ensinamento baseia-se no anúncio do Reino de Deus.
Segunda Parte do Tempo Comum
Na segunda-feira, após o Pentecostes, será iniciada segunda parte do Tempo Comum, cujo término só ocorrerá na véspera do primeiro domingo do Advento. A vivência do Reino de Deus é o tema da espiritualidade e o ensinamento esta voltado para a assertiva de que os cristãos são o sinal do Reino de Deus.
Ciclo de Natal
Inicia-se com o Advento, que é um período de preparação e esperança, recordando a chegada do Natal e o retorno de Cristo. A seguir vem o Natal, que lembra o nascimento humano do Verbo divino. Depois vem a Epifania, que mostra Jesus se manifestando às nações como o Filho de Deus. Por fim, vem o Batismo do Senhor, que marca o início da missão de Jesus que culminará com a Páscoa.
Advento
é o ponto de partida e de chegada do Ano Litúrgico. É o tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer. A espiritualidade está focalizada na Esperança e Purificação da Vida. O ensinamento da Igreja está direcionado para o anúncio da vinda do Messias e lembra a espera da humanidade, escrava do pecado, pelo libertador. É tempo de penitência e conversão.
Natal
Indica o nascimento de Jesus em Belém, em que celebramos a encarnação do Verbo e festejamos a Salvação que entra definitivamente em nossa história. Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo é comemorado no dia 25 de dezembro.

Epifania
É a festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. Onde aparecem as figuras dos reis magos para mostrar que esta manifestação é a todas as nações.
Ciclo da Páscoa
Começa na Quarta-Feira de Cinzas, quando se inicia a Quaresma; Tempo de penitência, oração, jejum e, principalmente, conversão. Durante a Quaresma não pronunciamos “aleluias” e nem enfeitamos as igrejas com flores. Ao final da Quaresma, inicia-se a Semana Santa, que é formada pelo Domingo de Ramos e o Tríduo Pascal (que tem na Ressurreição do Senhor o seu ponto máximo no Ano Litúrgico e que ocorre durante a vigília do Domingo da Páscoa). Cinqüenta dias depois da Páscoa, chega o Pentecostes, que aponta o nascimento da Igreja, pela presença vivificadora do Espírito Santo. A primeira parte do Ciclo da Páscoa começará pela Quaresma, cuja espiritualidade tem como foco a Penitência e Conversão. O ensinamento estará voltado para a Misericórdia de Deus. A segunda parte diz respeito à Páscoa propriamente dita. A Alegria de Cristo Ressuscitado constitui a espiritualidade da Páscoa. Tem-se como ensinamento a Ressurreição e vida eterna e a cor usada é a branca.
Quaresma
Começa com a quarta-feira de cinzas e se estende até o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Sendo tempo de penitência e conversão, a Igreja se exercita de maneira especial no jejum, esmola e oração; nesse período omite-se o canto do glória na eucaristia. É a preparação para a Páscoa do Senhor. Os quarenta dias da quaresma lembram a caminhada de quarenta anos do povo de Deus no deserto. A cor usada é a Roxa; como no tempo do Natal, a cor rosa pode ser usada no quarto domingo da quaresma, representando tristeza. O ponto alto desse tempo é a Semana Santa.
Páscoa
Começa com a ceia do Senhor na Quinta-feira Santa. Neste dia é celebrada a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Pela manhã, acontece a missa do crisma, que reúne todos os padres da Arquidiocese em torno do bispo. Na sexta-feira, celebra-se a paixão e a morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Celebração da Palavra. No sábado é a noite da solene Vigília Pascal. O tríduo pascal prepara o ponto máximo da páscoa: o domingo da ressurreição. A palavra páscoa significa passagem. Para nós, cristãos, é a passagem do pecado e da morte  para a vida. A Festa da Páscoa não se reduz ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes.
Pentecostes
É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito. É o Espírito Santo que anima a Igreja na caminhada em direção à casa do Pai.
Cores Litúrgicas
As cores dizem respeito à toalha do altar e do ambão e às vestes litúrgicas.

Branco

Usado na Páscoa, no Natal, nas Festas do Senhor, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos. Simboliza alegria, ressurreição, vitória, pureza e alegria. Podes usar também o dourado!

Vermelho

Esta cor simboliza o fogo do Espírito Santo. Por isso é a cor de Pentecostes. Lembra também o sangue, por isso é usada nas festas dos mártires e da sexta-feira da Paixão.

Verde

Usada nos domingos do Tempo Comum e nos dias da semana. Está ligado ao crescimento, à esperança.

Roxo

Cor usada no tempo do Advento e da Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

Preto

É sinal de tristeza e luto. Hoje é pouco usado na liturgia.

Rosa
O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento e 4º domingo da Quaresma.
AzulO azul é usado também nas festas e solenidades de nossa senhora.