Sejam bem vindos à Igreja Nossa Senhora da Esperança

A Igreja Nossa Senhora da Esperança, pertence à Paróquia Bom Jesus de Cangaíba, está localizada na Rua Brita, 250 Vila Londrina

EJC e ECC


       
O QUE É O EJC ?
         O encontro de jovens com Cristo (EJC) é o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. 
         O EJC tem como motivação única levar Cristo aos jovens, dando a eles oportunidade de verem e sentirem o mundo sob o prisma do amor de Deus. A espiritualidade do Encontro é baseada nos seguintes princípios: DOAÇÃO, POBREZA, SIMPLICIDADE, ALEGRIA E ORAÇÃO.
         O Encontro de Jovens com Cristo não se resume nas atividades de dois dias, pois o importante é o jovem querer viver e agir como Jesus propôs aos seus seguidores. O EJC é uma atividade cuja dinâmica se inicia meses antes do Encontro e se estende, através do Pós-Encontro, até o engajamento total do jovem em uma comunidade cristã: “A Igreja evangelizadora faz um veemente apelo para que os jovens nela busquem o lugar de sua comunhão com Deus e os homens, a fim de construir A CIVILIZAÇÃO DO AMOR e edificar a paz na justiça.” (Puebla, 1979)

        

ENCONTRO
DE CASAIS COM CRISTO
PDFImprimirE-mail
QUE É O ECC?
Encontro de Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igrejaem favor da evangelizaçãodas famílias. Procura construir o Reino de Deusaqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmoscom os filhoscom a comunidade e, principalmentecom CristoPara istobusca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a JustiçaSocial.

COMO NASCEU?
Nasceu da inquietude de um sacerdote (Pe. Alfonso Pastoreque dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.
Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP.Como disse textualmente o seu fundador: "Começou porque Deus quis, e a presença e atividadedo ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade"
O ECC HOJE
O ECC atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estandopresente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses. Está estruturado nos 16 Regionais (divisãogeográfica da CNBB).
O ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como “Igrejas Domésticas”, “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na ” e “Promotoras do Desenvolvimento”, tendo seulugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelhopois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSAPELA FAMÍLIA”.
OBJETIVOS PASTORAIS DO ECC
Encontro de Casais com Cristo – ECC - é um SERVIÇO da Igreja para evangelizar a família,primeiro núcleo de inculturação e da evangelização, “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, epara despertar os casais para as pastorais paroquiaisdevidamente integrados na Pastoral deConjunto da (Arqui)Diocese.